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O instrumento mais poderoso de marketing

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A gratidão pode ser um gancho comercial eficaz?

Um avançado "sistema de apreciação" impulsionado pela norma da reciprocidade é uma característica única da cultura humana. A vontade de agradecer, de demonstrar participação e apreço em resposta a uma boa atitude é comum em qualquer sociedade, em qualquer país do mundo. Chega ao ponto em que muitos de nós estão obcecados com gratidão.

 

Como escreve o Robert Cialdini, autor de The Psychology of Influence: “A norma da reciprocidade nos garante uma recompensa por cortesias, presentes, convites. É uma ferramenta versátil e extremamente eficaz para obter as concessões de outra pessoa. Um sentimento de apreciação generalizado e vigorosamente mantido desempenhou um papel enorme na evolução social humana.” Na verdade, essa regra bastante simples opera em estreita conexão com um conceito de "lealdade". O Arabesco sideral unipessoal lda sabe que conquistar um novo cliente custa muito mais do que manter um antigo.

 

“O sistema de apreciação”

“O sistema de apreciação” não é apenas uma expectativa de uma resposta positiva ao serviço prestado, mas sim um conjunto de medidas para fidelizar os clientes, trabalho sistemático com a informação, análise dela e planeamento. Em primeiro lugar, estamos falando de atenção e "recompensa" - os pequenos e baratos sinais de gratidão. Pode ser tanto um sistema de pontos, com o qual a empresa vai empurrar o cliente para a próxima compra, quanto manifestações de atenção na forma de cartas de agradecimento por e-mail ou contato regular por telefone ou messenger.

Qualquer que seja a estratégia de retenção de clientes que use, é importante agir de forma sistemática, e não esporádica, deixando de trabalhar no paradigma: “vamos fazer algo com urgência”, “as vendas caíram” ou “época baixa”. Uma empresa cresce quando ao atrair os novos clientes, está a reter os já existentes, fazendo os planos e ficando à frente dos concorrêntes em pelo menos meio passo. Como organizar um "sistema de recompensas" baseado em pontos? Vamos analisar um dos modelos.

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Pontos

Você oferece os pontos ou as recompensas por atividades que beneficiam a sua empresa. Um cliente faz uma compra, indica um amigo, participa numa pesquisa online, regista-se no seu site e recebe um determinado número de pontos.

 

Troca dos pontos

Depois de um cliente ganhar os pontos suficientes, pode começar a promover os produtos pelos quais eles podem ser resgatados. Idealmente, deve haver várias opções e programas. Não seja preguiçoso, faça um plano de ação claro. Calcule os custos e os benefícios esperados de um determinado programa. Você pode se oferecer para combinar pontos de familiares ou funcionários e receber certificados de presente, cartões, bônus.

 

Promover um "sistema de apreciação"

Pode promover o "sistema de apreciação" por meio de canais de marketing tradicionais: publicidade, relações públicas ou e-mail marketing. Ou anuncie uma determinada oferta de “ganhar pontos”, por exemplo, convidando o maior número de amigos em um mês, postando uma menção da sua empresa nas páginas das redes sociais, deixando o maior comentário.

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Os comentários

Não se esqueça de seguir os comentários. É necessário reagir rapidamente e fazer os ajustes necessários. Descubra se há algum problema em receber recompensas? O que pode oferecer ao cliente? Preste atenção ao que os seus clientes dizem e use isso para melhorar o programa. Pode ser que tenha que adicionar os novos níveis, alterar o "valor" das recompensas com base no feedback do cliente.

 

Marketing

Alguns especialistas acreditam que um "sistema de apreciação" eficaz humaniza a marca e, portanto, pode ser a base de qualquer campanha de marketing. Estudos mostraram que a valorização aumenta a retenção entre novos clientes em 34%.

 

Um sistema eficaz de pontos e recompensas com tripwires, lead magnets e consultas pessoais gratuitas aumentam a fidelidade. Portanto, se ainda não os estiver usando como parte de seu marketing, é a hora de experimentá-lo.

 

O Arabesco sideral desenvolve programas de fidelização relevantes e fáceis de utilização, oferece ideias para a implementação do "sistema de apreciação". Os nossos especialistas realizam uma análise abrangente dos sites dos clientes, estudam o ambiente competitivo e elaboram os planos de promoção.

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