Responsabilidade Social Empresarial da Arabesco Sideral
Com que rapidez uma empresa pode mudar as suas estratégias de negócios e alinhá-las com as metas de desenvolvimento sustentável? O que é melhor para o ecossistema: otimizar os processos produtivos do empreendimento ou realizar uma transformação dele?
A inovação e o progresso tecnológico são fundamentais para enfrentar os desafios económicos e ambientais. A tecnologia está impulsionando o mundo e a economia para frente, trazendo as vezes destruição e os problemas. Somente uma pessoa em particular e a sociedade em geral podem parar e mudar isso por uma decisão de força de vontade.
Até 2030, o plano é modernizar a infraestrutura e reformar a maioria das plantas industriais para torná-las sustentáveis por meio de maior eficiência de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos.
Quaisquer transformações e tecnologias afetam nossas vidas e mudam o ambiente econômico, social, cultural e humano. No final, tudo se resume às pessoas e as valores delas.
A sustentabilidade é uma abordagem que cria um novo valor de longo prazo para uma determinada organização num ambiente ecológico, social e econômico. Todos os processos relacionados à sustentabilidade são construídos com a firme convicção de que as estratégias desenvolvidas ajudarão não apenas o planeta, mas também a própria empresa.
Já está na agenda da maioria das empresas: redução de resíduos, energia renovável, neutralidade de carbono, produção de combustível renovável, mitigação das mudanças climáticas, projetos solares e eólicos, redução de resíduos, aumento da produtividade de recursos, otimização de materiais, conservação de água e muito mais.
Mais e mais as empresas estão procurando e desenvolvendo suas próprias "vantagens ecológicas tecnológicas" - novos desenvolvimentos baseados em tecnologias avançadas que serão tanto de emissão zero quanto lucrativas. Sabe-se que a combinação de automação de processos, transparência de dados de carbono e modelos de negócios sustentáveis pode reduzir as emissões em 45-70%.
As soluções de Internet das coisas e IA também otimizam a eficiência energética em tempo real, reduzindo emissões e economizando dinheiro.
As empresas podem melhorar os seus processos operacionais sem alterar fundamentalmente seu modelo de negócios, reduzindo o impacto negativo no meio ambiente e na sociedade (usando fontes de energia renováveis, alterando a qualidade e a quantidade de materiais de embalagem). Isso pode ser feito com relativa facilidade adicionando sustentabilidade e compromisso social aos critérios de qualidade e considerações de lucro já existentes. Esta abordagem é por vezes referida como "eco-eficiência".
Com foco nos princípios do desenvolvimento sustentável e encarando-o como uma oportunidade de negócio, muitas empresas criam os produtos e os serviços revolucionários que não são apenas procurados no mercado, mas também beneficiam o meio ambiente. Para alcançar a mudança organizacional, as empresas mudam radicalmente os processos técnicos, realizam as reorganizações, quebram os padrões usuais no trabalho dos funcionários.
Cada vez mais empresas estão olhando para a sustentabilidade como uma área de vantagem competitiva e estão incorporando os seus princípios na sua cultura corporativa. Ao incorporar os princípios do desenvolvimento sustentável nos processos inovadores da empresa, as empresas criam novos produtos e serviços que são úteis para a sociedade e rentáveis para os negócios.