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Como funciona o marketing de conteúdo

Entre os métodos de publicidade e promoção de negócios, incluindo lojas online, o marketing de conteúdo ocupa um lugar especial. Esta ferramenta não dá resultados rapidamente, mas a longo prazo pode ser muito eficaz. Com o conteúdo, você pode não apenas preencher o site com informações úteis, mas também popularizar a sua loja. Isso, por sua vez, ajudará a atrair clientes. Sobre como trabalhar com conteúdo, falamos com especialistas da empresa Arabesco Sideral.


O marketing de conteúdo são artigos, vídeos, guias, newsletters, notícias, estudos de caso e todos os materiais informativos, de entretenimento ou educacionais. O marketing de conteúdo atrai novos usuários, transforma a audiência em compradores e compradores em clientes regulares. Também com o marketing de conteúdo, você pode reter clientes existentes.


Onde colocar o conteúdo

Um dos lugares para colocação é a seção "Blog" no site. É bom se esse conteúdo for indexado nos motores de busca e atrair tráfego. Para isso, é necessário adaptá-lo às consultas de pesquisa das pessoas. Ou seja, as suas publicações devem, em primeiro lugar, ser direcionadas para satisfazer os interesses dos usuários.


O conteúdo pode ser não apenas útil, mas também divertido. Deve ser colocado nas redes sociais e promovido para que o maior número possível de pessoas possa vê-lo. Não espere que as pessoas o encontrem por si mesmas. Passou o tempo em que o conteúdo ganhava popularidade nas redes sociais por si só. Agora é necessário investir dinheiro na promoção.



Como trabalhar com conteúdo. Dicas úteis

  1. Multicanalidade. O mesmo vídeo pode ser colocado em diferentes plataformas: YouTube, Instagram, TikTok, Facebook, etc. Da mesma forma, deve trabalhar com textos. O mesmo artigo pode ser colocado no site da loja, em diferentes redes sociais, criar um roteiro para um vídeo a partir dele, usá-lo para envio de emails.

  2. Matriz de conteúdo. Esta é uma ferramenta que ajuda a inventar temas para publicações e manter o equilíbrio entre diferentes tipos de conteúdo. É uma espécie de construtor no qual você combina diferentes parâmetros dos futuros textos. As matrizes podem parecer diferentes, mas o objetivo delas é o mesmo - ajudar a gerar conteúdo relevante.

  3. Estudar as necessidades e preucupações dos clientes. Analise o que eles escrevem em comentários e avaliações, converse com seus gerentes para descobrir o que preocupa os clientes, conduza pesquisas entre os próprios clientes. Depois disso, faça um plano de saída de conteúdo sobre esses temas.

  4. Espie o conteúdo dos concorrentes. Se faltar ideias para o conteúdo, pode espiar as de um concorrente. Analise quais vídeos, imagens e posts recebem mais visualizações, reposts e "likes". Tome esses temas como nota.

  5. "Escorrega". O marketólogo e copywriter americano Joseph Sugarman inventou uma técnica chamada "Método do escorrega". A sua essência é criar condições nas quais uma pessoa não apenas leria algumas frases e fecharia a página, mas deslizaria pelo seu texto para baixo, como num escorrega, sem ter nenhuma chance de parar de ler.



Resultado

Para entender se o marketing de conteúdo está a funcionar, é necessário analisar as métricas e estudar o comportamento dos visitantes e do publico que se subscreveu. O resultado do trabalho com o conteúdo será visto a longo prazo. O marketing de conteúdo pode ser a parte superior do funil de vendas: através dele, as pessoas souberam sobre a sua loja, começaram a interessar-se por ela e gradualmente chegaram à compra. Por exemplo, uma pessoa leu o seu artigo três meses atrás e visitou o seu site, depois voltou para ver novos materiais e ao mesmo tempo estudar a gama de produtos, e na terceira vez já comprou algo.



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