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Atração e promoção de clientes usando SMM

SMM significa Marketing de Mídia Social. A sua principal tarefa é criar procura, atrair e reter clientes para atingir os objetivos de negócio. SMM é adequado para todos: empresas B2B, lojas online, indústrias de serviços, mídia, etc.


Segundo estatísticas da MarketingSherpa, para 95% das pessoas entre 18 e 34 anos, a forma mais conveniente de seguir e interagir com uma marca é através das redes sociais.


Aqui está uma lista de redes sociais que pode usar para promover a sua marca e os seus produtos:

  • Facebook

  • Instagram

  • TikTok

  • YouTube

  • Twitter

  • LinkedIn

  • Pinterest

  • Reddit.



SMM de alta qualidade é uma combinação de criatividade e análise. Assenta em quatro “pilares”:

  • Estratégia;

  • Conteúdo através do qual irá comunicar com o público e transmitir as suas mensagens;

  • Promoção. Não importa quão bom seja o seu conteúdo e estratégia, precisa de ser visto pelo seu público-alvo;

  • Análise. Pode ter tantas ideias excelentes, mas elas podem não funcionar. É sempre necessário analisar o mercado, o público e os concorrentes. Dependendo dos resultados da análise, mude a estratégia e os métodos para atingir os seus objetivos.


Como os problemas podem ser resolvidos usando SMM:

  • Posicionamento da empresa nas redes sociais;

  • aumentar o nível de reconhecimento da empresa;

  • feedback estimulante;

  • criando uma comunidade de usuários/clientes;

  • aumentando o volume de tráfego do site;

  • criar uma atitude de público fiel em relação ao seu negócio;

  • atrair clientes e gerar leads;

  • aumento nas vendas.



Desenvolvimento de estratégia

Uma estratégia SMM é um plano consistente para promover uma marca pessoal, empresa ou produto nas redes sociais. Descreve passo a passo como a empresa atuará para atingir os seus objetivos. A estratégia reflete as ferramentas, os objetivos e as formas de alcançá-los, bem como o orçamento.


Para entender como atingir os seus objetivos, precisa de analisar o mercado, os concorrentes e o público-alvo. Com base nos resultados da análise, precisa de escolher uma plataforma onde irá comunicar com o público (Facebook, TikTok, Instagram, etc.). É necessário traçar um plano de conteúdo e decidir sobre os métodos de promoção: publicidade direcionada, trabalho com blogueiros ou desenvolvimento orgânico.


Elaboração de um plano de conteúdo

O conteúdo das redes sociais deve ser consistente com a estratégia. Deve ajudar as empresas a crescer por meio da mídia social. O conteúdo deve abranger as tarefas que o negócio enfrenta. Precisa de entender qual o conteúdo e como irá comunicar com o seu público-alvo. Criar uma bela imagem ou escrever um texto útil - não representa nenhum valor. Precisa de fazer as coisas que ajudarão a sua marca crescer:

  • Determine o tipo e o formato das publicações. Por exemplo, na segunda-feira é publicado um post com as características do produto, na terça há opções de utilização do produto com vídeo, na quarta há sorteio e assim por diante.

  • Escolha um horário para liberar o conteúdo: o dia da semana e horário em que seu público está mais ativo nas redes sociais.

  • Use a narrativa para envolver os usuários.

  • Faça um plano de lançamento de publicidade e promoções, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos das empresas anunciantes.


Com a ajuda do SMM, pode criar na mente do seu público-alvo a imagem de uma empresa ou marca necessária para atingir os seus objetivos.



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