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Estratégias de preços

Ao desenvolver um plano de negócios, os empresários iniciantes geralmente cometem o erro de definir a sua estratégia de preços para corresponder ao fornecedor de menor preço do mercado. Isto é uma decisão perdida, especialmente para as pequenas empresas. Quando o preço de um produto vem à tona, o valor da oferta será nivelado. Se a sua empresa está no nicho de mercado, os concorrentes maiores podem espremer qualquer empresa que tente competir apenas pelo preço, reduzindo os custos operacionais.


Como definir um preço e permanecer no seu nicho? O que deve ser analisado no mercado do seu interesse?


Preço máximo

Estude os preços dos concorrentes para o produto em que tem interesse, analise as beiras dos limites de preços. Qual é o preço mais alto do mercado e quem o oferece? Tenha na cabeça que o preço mais alto não é necessariamente o preço máximo.


Elasticidade de preço

Elasticidade de preço é quando a demanda por um bem ou um serviço não muda quando o preço muda. Os produtos não essenciais e bens que são facilmente substituídos por produtos similares reagem às flutuações dos preços de forma imediata e acentuada.



Escolhendo uma estratégia de preços

Depois de entender a demanda do consumidor no mercado escolhido, analise todos os seus custos, cadeia dos suprimentos e as metas do lucro. O “preço de custo mais” pode ser a estratégia mais simples para as pequenas empresas. Com essa abordagem, você determina um ponto de equilíbrio (quando lucros cobram os custos) para seu produto e, em seguida, adiciona uma margem de lucro para chegar ao preço final.


Se empresa tem poucos ou nenhum concorrente, pode escolher uma estratégia de precificação baseada no valor, onde o preço será baseado no valor percebido ou estimado do produto ou serviço.


Ao definir os preços, pode basear-se nos preços dos concorrentes ou definir os preços altos inicialmente (cream skimming) ou, usando uma estratégia de penetração dos preços, definir os preços deliberadamente baixos para entrar rapidamente num mercado competitivo e promover o produto por meio das recomendações dos clientes. Depois de um tempo, eleve os preços para o nível geral.


Análise competitiva

Analise não só o preço, mas também a toda gama dos serviços oferecidos pelos concorrentes. Quão sensíveis ao preço são os consumidores em seu nicho? Que serviços adicionais os concorrentes fornecem?


Estude os sites dos concorrentes com cuidado. No caso deles tiverem as boas ideias, marque-as e implemente-as. Preste atenção aos erros e evite-os. Descubra como seus concorrentes promovem os seus produtos e serviços. Use as ferramentas de marketing online e analise seus sites.


O seu nome

Desenvolva o nome da sua marca. Isso aumentará a visibilidade e a resiliência do negócio em caso da guerra dos preços. Encontre promoções exclusivas que diferenciam o seu negócio.


Melhoria das compras

Se quer vencer a concorrência, precisará trabalhar constantemente para melhorar a sua cadeia dos suprimentos. Lidar com atacadistas não é um processo fácil. Um preço baixo definido por um distribuidor pode indicar a baixa qualidade dos produtos que ele fornece. Em caso das problemas, o cliente se lembrará da sua experiência má e não retornará a você para um novo produto. Arabesco Sideral ajuda a encontrar os parceiros em todo o mundo, verifica a confiabilidade das contrapartes e seu histórico bancário. Os compradores do Arabesco Sideral negociam e realizam as compras experimentais das mercadorias de interesse dos clientes.


O Arabesco Sideral realiza pesquisas do mercado para os seus parceiros nos estágios iniciais dos seus negócios. Realizamos um estudo aprofundado do ambiente competitivo, identificamos as necessidades dos clientes e analisamos a sua sensibilidade aos preços. As recomendações de comerciantes e compradores de Arabesco sideral ajudam aos nossos clientes a evitar uma posição problemática do preço demasiado baixo no mercado.



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