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A pesquisa conveniente e eficiente no site da loja virtual

A eficiência do funcionamento do site da loja virtual não se limita apenas às vendas, mas também à coleta de informações que ajudarão você a promover e divulgar melhor seus produtos. Além disso, o site deve ser o mais conveniente possível para o potencial comprador. Uma das importantes componentes do funcionamento do recurso da internet e do conforto de seus visitantes é a configuração adequada da pesquisa. Os especialistas da Arabesco Sideral Unipessoal Lda explicaram os pontos importantes que devem ser considerados ao organizar a pesquisa no site.


A pessoa que visita o site da loja virtual geralmente já sabe o que quer comprar. Portanto, ela não deseja perder tempo percorrendo páginas com todo o sortimento de produtos, mas sim encontrar o produto desejado em poucos cliques.


A percentagem de visitantes do site que utilizam a pesquisa varia dependendo do nicho de produtos. Por exemplo, na categoria de produtos de moda, ela representa cerca de 5-10%. Ao mesmo tempo, em sites que vendem eletrodomésticos, eletrônicos, livros, a percentagem dos que usam a pesquisa pode chegar a 50%.


É importante entender que a pessoa que usa a caixa de pesquisa está buscando um produto específico. Seu site deve encontrá-lo. Caso contrário, o cliente em potencial ou já existente irá embora. É possível que ele esqueça seu site para sempre. No entanto, se a pesquisa funcionar corretamente e de forma eficiente, a probabilidade de realizar uma compra aumenta significativamente.



Como deve ser a pesquisa:

  1. O visitante do site deve encontrar facilmente a caixa de pesquisa. A pessoa não deseja rolar a página várias vezes para encontrar o campo para digitar sua consulta. Coloque-o em um local facilmente visível. Geralmente, isso é feito na parte superior da página - no cabeçalho do site, ao lado do menu.

  2. O tamanho do campo de pesquisa deve ser suficiente para que a consulta caiba completamente nele. Você pode programar a função para que a caixa de pesquisa apareça ou aumente quando clicada. Além disso, permita que, ao clicar na caixa de pesquisa, o cursor vá imediatamente para o início dela. Faça um botão visível, no qual o visitante deve clicar para iniciar a pesquisa. Não se esqueça de fornecer ao visitante a possibilidade de iniciar a pesquisa pressionando a tecla "Enter".

  3. Para que a pesquisa funcione de forma eficiente, é necessário estudar o comportamento dos visitantes do site. Para isso, trabalhe com ferramentas de análise, como o Google Analytics e o Google Search Console. Isso permitirá que você analise as consultas e entenda que tipo de informação a pessoa está digitando no campo de pesquisa: nome da marca, tipo de produto, número de referência, características, etc. Esses dados serão necessários para otimizar a pesquisa.

  4. Utilize sugestões e preenchimentos automáticos. Quando o visitante do site começa a digitar o nome do produto, várias opções ou categorias são imediatamente oferecidas em uma janela suspensa. Você pode adicionar imagens, preços e informações concisas sobre características importantes a essas sugestões. Ao clicar em uma sugestão, o usuário será direcionado diretamente à página com os produtos que lhe interessam. Se o cliente já visitou sua loja e procurou algo, utilize essas informações: ao clicar na caixa de pesquisa, ele poderá ver pesquisas anteriores, produtos recentemente visualizados e recomendações personalizadas. Além disso, você pode usar as sugestões para promover produtos específicos, colocando-os nos primeiros lugares da pesquisa.

  5. Ofereça ao usuário a possibilidade de realizar a compra diretamente a partir das sugestões suspensas. Isso encurtará o caminho do cliente até o produto desejado e economizará tempo dele.

  6. Na página com os resultados completos da pesquisa, forneça opções de ordenação por popularidade, preço e características específicas. Além disso, ensine sua pesquisa a levar em conta os dados pessoais do usuário, que ele inseriu anteriormente. Por exemplo, isso pode ser o tamanho do calçado ou das roupas, a marca do carro, a marca do smartphone ou dos relógios. Quando o usuário estiver procurando por algo nessas categorias, coloque os produtos que correspondam a essas características acima dos outros na página de resultados da pesquisa.

  7. Leve em conta as consultas em forma livre, nas quais o usuário não especifica claramente o nome do produto e suas características. Adicione essas palavras às descrições dos produtos para que o comprador possa encontrá-los mesmo em consultas em forma livre ou coloquial. Além disso, sua pesquisa deve entender palavras coloquiais, abreviações, erros de digitação e ortográficos.

  8. Forneça a possibilidade de pesquisa por número de referência ou modelos. Por exemplo, esse tipo de pesquisa será eficaz em um site de farmácia ou loja de peças de automóvel.



Análise das consultas de pesquisa: que informações podem ser obtidas


Não deixe de analisar os dados da pesquisa, pois é possível obter informações importantes sobre os clientes e seu comportamento no site:


  • Gênero, idade, estado civil;

  • Nível de renda;

  • Informações individuais, como tamanho de roupas ou calçados, posse de um carro ou animal de estimação;

  • Quais produtos os usuários procuram com mais frequência;

  • Quais frases e palavras são usadas nas consultas de pesquisa;

  • Quais produtos são mais vendidos;

  • Quais produtos os usuários desejavam encontrar, mas não estavam disponíveis no site.

A análise das consultas de pesquisa permitirá ajustar estratégias de marketing, criar ofertas especiais e personalizadas, e oferecer os produtos mais procurados. A qualidade da pesquisa tem um impacto significativo na conversão, portanto, é importante dedicar especial atenção a ela.


A Arabesco Sideral ajudará você a analisar e avaliar a conveniência do seu site para os clientes. Nossa empresa desenvolveu e utiliza com sucesso sua própria metodologia de gerenciamento eficiente de dados sobre consumidores e produtos. A cuidadosa sistematização e segmentação economiza tempo e recursos, aumentando a receita de vendas e a fidelidade dos clientes. Nossa missão é desenvolver negócios em Portugal por meio de soluções modernas e avançadas. Isso é fundamentado num sistema de valores especial, no qual o cliente e a qualidade do serviço estão sempre em primeiro lugar.



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