O Dropshipping é um modelo de negócio de comércio eletrónico no qual os produtos são enviados diretamente do fabricante ou fornecedor para o cliente. Essencialmente, o dropshipping é uma forma de intermediação.
Neste sistema, o intermediário encontra o comprador, o vendedor, e facilita a ligação entre eles através da sua plataforma. Você cria uma loja online que funciona essencialmente como uma montra virtual. Não há necessidade de comprar os produtos. Através da promoção, você divulga os produtos do fornecedor na sua plataforma e, quando um cliente faz uma compra, simplesmente recebe o pagamento. O fornecedor trata do envio.
A principal vantagem deste esquema de trabalho reside na ausência dos custos para a compra de produtos. O empreendedor não precisa de capital inicial para comprar um lote inicial de produtos. Recebe o pagamento do cliente e mantém a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.
Etapas da Organização de um Negócio de Dropshipping
Estudar o mercado e identificar uma área de atuação. É possível que você não queira trabalhar em áreas com muita concorrência. Nesse caso, procure oferecer algo verdadeiramente novo e exclusivo aos clientes. É crucial fazer uma análise abrangente dos mercados em áreas com pouca concorrência.
Criar uma loja online. No primeiro acesso, o cliente presta atenção não tanto nos preços, mas sim na interface amigável e no design atraente. A sua receita vai depender da taxa de conversão — ou seja, da relação entre o número total de visitantes do site e o número de compras reais. Para isso, é necessário definir o seu público-alvo com antecedência e encher o site com conteúdo interessante para os visitantes.
Testar a área de atuação. Este é um ponto importante que vai determinar a viabilidade ou a falta de potencial da direção que escolheu.
Encontrar os fornecedores. Esta é a parte mais importante e complexa do trabalho no sistema de dropshipping.
Conduzir negociações e fechar acordos com os fornecedores. Analise os documentos da empresa, os detalhes de contacto. Nunca trabalhe com parceiros duvidosos.
Iniciar a promoção da loja online. Isso é uma condição obrigatória para ter sucesso no comércio eletrónico.
Comece a promover a sua loja virtual. Este é um pré-requisito para o sucesso no comércio eletrónico.
Como Encontrar um Fornecedor
Como já mencionamos, a etapa mais importante é encontrar os fornecedores que serão a base confiável do seu negócio de dropshipping. Pode procurar por conta própria, mas assim ficará responsável por tudo. Mas não é uma única opção, pode confiar em profissionais que vão selecionar os melhores e mais confiáveis fornecedores, ajudar a conduzir negociações e fechar contratos.
Pesquisa Autónoma
A primeira e mais simples abordagem é utilizar fornecedores não controlados. Por exemplo, a AliExpress, Banggood e plataformas semelhantes. Aqui, terá que esforçar-se para encontrar as entregas rápidas e produtos de boa qualidade. As entregas da China geralmente levam bastante tempo. A grande maioria dos clientes não vai querer esperar um mês inteiro pelo seu produto. Além disso, nessas plataformas, não é possível entrar em contacto com o fornecedor e acordar condições individuais.
Também pode utilizar os serviços de diretórios de fornecedores. Eles poupam ao dropshipper muitos problemas relacionados com a escolha de produtos e o envio. Num só local, encontrará milhares de fornecedores e centenas de milhares de produtos. Normalmente, esses recursos apresentam fornecedores verificados, que operam em vários países da Europa e de outros continentes. Por isso, o envio demorará apenas alguns dias.
Ao procurar os produtos, pode utilizar muitas opções de classificação, como, por exemplo, escolher os produtos mais vendidos em várias plataformas, como Amazon, eBay e outros. Também é possível descarregar os ficheiros de cartões de produtos desses recursos para carregar no seu site.
Pesquisa Profissional
A segunda abordagem para encontrar fornecedores é recorrer a profissionais.
Qual é a vantagem? Você continua a lidar com outras questões relacionadas com a organização e a gestão do negócio, enquanto os especialistas selecionam fornecedores com base nos critérios especificados.
Por exemplo, a empresa Arabesco Sideral Unipessoal Lda oferece um serviço completo de seleção de fornecedores. Este serviço baseia-se na sua própria metodologia eficaz de gestão de dados sobre fornecedores, produtos e consumidores. A nossa equipa ajudará você a analisar o mercado, a recolher informações atualizadas sobre produtos e condições de entrega. Também, com a ajuda de ferramentas especiais e métodos modernos, verificaremos se o contratante é real, até que ponto ele cumpre a lei, se os seus preços são competitivos e se o produto anunciado está em stock, se oferece garantias. Os especialistas da Arabesco ajudarão você a preparar o terreno para negociações, conduzir as consultas telefónicas preliminares, especificar os detalhes do futuro negócio. Além disso, poderemos apresentá-lo nas negociações.