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Cinco fatores que influenciam o custo por lead (CPL)

Se o orçamento publicitário está a ser gasto e não está a gerar pedidos ou leads, é necessário analisar o trabalho e descobrir onde e o que está a ser feito de forma inadequada. Os especialistas da Arabesco Sideral Unipessoal destacaram os fatores que influenciam o custo de aquisição de potenciais clientes.

 

Para começar, vamos revisar um pouco de teoria. Leads são pessoas que demonstraram interesse no seu serviço ou produto. Em outras palavras, um lead é um cliente em potencial que realizou uma ação específica: preencheu um formulário ou deixou uma solicitação para retorno de chamada. Obter leads é uma das primeiras etapas do funil de vendas.


CPL (Custo Por Lead) é uma métrica que mostra o custo de aquisição de um lead. Para calculá-lo, é necessário dividir o valor gasto na aquisição pelo número de leads obtidos.


Oferta inadequada

Por que o custo por lead é alto? Em primeiro lugar, a razão pode estar no fato de que a oferta (proposta comercial) não está a atrair a atenção dos clientes. Pode estar mal formulada, com ênfases incorretas. Ao criar a oferta, os empresários muitas vezes seguem a sua própria opinião: "Eu gosto, então todos vão gostar". No entanto, isso está errado. As pessoas têm diferentes necessidades, gostos e interesses.


Deve vender o que é vendável. Ao selecionar produtos, é necessário considerar vários aspetos, como o nível de interesse das pessoas, tipos e categorias de produtos (populares, sazonais, de tendência, com efeito "uau", produtos que resolvem problemas), etc. Isso afeta a intensidade da demanda. Se você escolheu um produto que resolve um problema, mas poucas pessoas estão interessadas nele, você não receberá muitos leads. Através da oferta, você deve mostrar ao cliente os benefícios, a singularidade da oferta, a razão para comprar o seu produto, e não dos concorrentes.



Público-alvo

Deve conhecer bem o seu público-alvo, lê-lo como um livro aberto. Deve entender os problemas superficiais e profundos do mesmo. Isso afeta diretamente a eficácia do seu marketing. Quanto mais precisas forem as suas campanhas publicitárias, quanto melhor  "mirar", menor será o custo por lead.

 

Design e funcionalidade do site

O site da loja online é um elemento muito importante do seu negócio de comércio. Portanto, o custo por lead também depende dele. Por exemplo, se vende ferramentas de construção e o seu site é em tons suaves de rosa, um homem robusto ao entrar e ver o mesmo, provavelmente vai querer fechar a página e procurar outra plataforma de compras.


O volume de texto, a qualidade do conteúdo, o layout dos blocos, a facilidade de busca, a informatividade do menu, etc. - tudo isso influencia o comportamento dos potenciais compradores no site. Se uma pessoa não conseguir encontrar facilmente o produto que procura, ela vai procurar outras lojas online. Às vezes, um site é feito com qualidade, mas algumas funções não estão funcionando - e pronto, o cliente não consegue realizar a ação que desejava. O site deve funcionar perfeitamente, ser informativo e fácil de usar. Isso deve ser observado com atenção.



Criativos

Os criativos usados em campanhas publicitárias devem transmitir as suas mensagens aos clientes em potencial. Se a taxa de frequência dos anúncios for superior a 2, significa que há algo errado com os criativos. A pessoa viu o seu anúncio duas vezes, mas nunca clicou para visitar o site.


Os criativos devem mostrar emoções, o prazer de usar o produto. Um elemento importante são os motivadores que incentivam seus clientes a agir. Use o modelo AIDA. É um modelo de comportamento do consumidor que descreve os eventos que levam à decisão de compra: atenção → interesse → desejo → ação.



Publicidade

Muitos pensam que basta lançar uma publicidade e os clientes virão em massa. No entanto, nem todo anúncio é eficaz desde o primeiro lançamento. Normalmente, a publicidade passa por três estágios: teste, otimização e escala.


Na fase de teste, é necessário verificar as  suas hipóteses, criativos, ofertas, etc. Analise os resultados, identifique onde errou ou precisa de melhorar. De seguida, otimize os seus materiais publicitários. E somente depois desses passos, amplie a sua campanha publicitária. Se a publicidade está a funcionar, o número de leads aumentará e o custo por lead diminuirá. Se não, o custo por cliente será alto e seu orçamento publicitário se esgotará.


O preço do lead depende de vários fatores, com os quais é necessário trabalhar corretamente. A equipe de profissionais da Arabesco Sideral ajudará a desenvolver e implementar uma estratégia eficaz de angariação de clientes.



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