No artigo de hoje no blog da empresa, iremos discutir como criar um website ou landing page de uma página que o ajudará a vender produtos. Em particular, veremos quais os elementos básicos que deve incluir. Existem oito partes no total na página de destino. A estrutura e o design discutidos abaixo ajudarão a melhorar a conversão do website.
Título e subtítulo
O título deve transmitir claramente a essência do seu produto ou serviço. Deve dar ao visitante uma resposta à pergunta: "o que vou obter aqui?” O título deve complementar, reforçar e alargar a ideia.
Primeiro ecrã
No primeiro ecrã (este é o bloco que fica imediatamente visível quando o utilizador abre o site) deverão ser apresentados os principais elementos:
título;
legenda;
fotografia do produto;
preço (ou etiqueta de preço riscasa com o novo valor de promoção);
formulário ou botão para fazer encomendas.
Todos estes elementos afetam a sua taxa de conversão. É importante que o visitante os veja no primeiro ecrã. O facto é que aproximadamente 70% dos utilizadores que acedem ao seu site não fazem scroll para baixo. É graças à informação colocada no primeiro ecrã que os clientes deverão entender o que está a vender.
Resolução de problemas e benefícios
Nesta parte do site é importante fornecer informações que respondam à pergunta: “Porque deve comprar o seu produto?” Primeiro, precisa de identificar os problemas que o seu produto pode resolver. Em segundo lugar, deve enumerar os benefícios do produto. Qualquer alegação de qualidade ou benefício deve ser fundamentada. As informações colocadas nesta secção devem esclarecer todas as dúvidas do cliente e convencê-lo de que fará o que está certo ao adquirir o seu produto.
Características do produto
Nesta secção, descreve o produto ou serviço, incluindo todas as principais características. Por exemplo, se estivesse a vender DVRs para automóveis, escreveria nas especificações sobre a expansão do ecrã, o material de que o artigo é feito e assim por diante. Para alguns compradores, este é um bloco muito importante da landing page.
Fotos e vídeos de produtos
É importante mostrar o seu produto em ação. Se for um produto, devemos mostrar como é e como é utilizado. Se este for um serviço, poderá ser utilizado um vídeo ou imagem de demonstração. É importante mostrar o produto na vida real: como alguma modelo usa casacos ou vestidos, e não apenas roupa pendurada em cabides; como as crianças brincam com o seu conjunto de construção e assim por diante.
Esquema de trabalho
Nesta secção, terá de explicar como funciona o processo de encomenda: desde o envio da encomenda no site até à entrega da mercadoria e pagamento. Este é um esquema padrão, não há nada para inventar aqui.
Avaliações de Clientes
Mostre avaliações reais com nomes e fotografias. As informações devem ser verdadeiras. Nas avaliações, deve esclarecer todas as dúvidas do cliente sobre o produto. Que dúvidas podem existir? Por exemplo, a qualidade do produto, o prazo de entrega, a possibilidade de pagamento no ato da receção, a necessidade de pré-pagamento, as condições do serviço de garantia, etc. Pergunte aos seus clientes o que é importante para eles neste produto e indique nas avaliações o que irão responder.
Rodapé
O rodapé é o final do seu site. Geralmente contém informações duplicadas do primeiro ecrã: título, subtítulo, foto do produto, preço, formulário de encomenda ou botão (aliás, os formulários de encomenda abertos costumam dar melhor conversão do que os pop-ups ou o formulário noutra página).