top of page

SEO para lojas online: alguns passos essenciais

  • arabescosideral
  • 9 de jul.
  • 4 min de leitura

Todos os anos, a quota-parte das compras em linha no mercado de consumo global está a aumentar de forma constante. Neste contexto, está a surgir um grande número de lojas em linha e o nível de concorrência está a aumentar significativamente. A questão da promoção eficaz das plataformas de comércio eletrónico torna-se cada vez mais relevante. Os especialistas da Arabesco Sideral Portugal partilharam alguns passos simples para uma promoção SEO eficaz de uma loja online.


Empresa Arabesco Sideral

Expanda o seu sortido

Portanto, passo #1: expandir o seu sortido. É claro que nem todos os empresários têm os recursos para o fazer. Mas se ainda tiver essa oportunidade, então aproveite-a. Ao fazê-lo, atingirá três objectivos. Por um lado, é atrair utilizadores. Quando uma empresa tem uma vasta gama de produtos, isso permite-lhe utilizar um grande número de palavras-chave e frases em publicidade contextual e SEO. Por outro lado, a variedade é também um fator importante na classificação dos motores de busca: quanto mais produtos ou serviços um sítio oferecer, maior é a probabilidade de um visitante encontrar o que precisa. E, claro, uma grande variedade ajudará a aumentar o tempo passado por um potencial cliente no sítio, e os motores de busca dão grande importância a este facto. Assim, quanto mais produtos um sítio oferecer, maiores serão as suas hipóteses de obter posições elevadas no motor de busca.


Alargar a estrutura de um sítio Web

Também neste caso, uma vasta gama de produtos ajudará a promover eficazmente um sítio Web. A estrutura determina quais as páginas do sítio, como estão ligadas entre si e como os utilizadores poderão navegar entre elas. Uma grande variedade = uma grande estrutura do sítio. Digamos que tem uma loja de bicicletas em linha. Cada grupo de produtos terá a sua própria página, por exemplo, as bicicletas de montanha terão uma página e as bicicletas para crianças terão uma página completamente diferente. Cada uma destas páginas será optimizada para consultas específicas. Para os motores de busca, um sítio com uma estrutura ampla será o mais relevante possível para as consultas dos utilizadores.


Empresa Arabesco Sideral

Otimização técnica do sítio Web

Envolve o trabalho com aspectos como a velocidade de carregamento da página, os metadados, a indexação correta das páginas e muito mais. Do ponto de vista da SEO, a otimização técnica do sítio Web é um processo muito importante. O facto é que os motores de busca avaliam os sítios Web com base em muitos factores técnicos. Por exemplo, os sítios com carregamento rápido e um bom design adaptativo para dispositivos móveis podem ter uma vantagem nas classificações dos motores de busca. Além disso, a otimização técnica de um sítio Web pode melhorar a experiência do utilizador, o que também terá um impacto positivo na perceção do sítio por parte dos motores de busca.


Entre os muitos factores com que os especialistas da Arabesco Sideral Unipessoal Lda trabalham quando se trata de otimização técnica, destacam-se alguns:

  • Velocidade de carregamento da página. É importante que as páginas do sítio sejam carregadas rapidamente no browser do seu potencial cliente.

  • Disponibilidade de design adaptativo. Isto permite-lhe obter uma visualização óptima do conteúdo em diferentes tipos de dispositivos: computador, portátil, tablet, smartphone

  • Ausência de páginas duplicadas (ou seja, páginas com conteúdo igual ou muito semelhante). A presença de páginas duplicadas no índice dos motores de busca pode afetar negativamente a classificação dos sítios no motor de busca. Esta situação é considerada uma tentativa de manipulação da classificação e pode levar a uma diminuição da classificação do sítio ou, em casos extremos, até à sua exclusão do índice


Empresa Arabesco Sideral

Crescimento das caraterísticas comportamentais

Vários indicadores podem ser atribuídos a caraterísticas comportamentais:

  • A taxa de rejeição é a proporção de visitantes que abandonaram o seu sítio depois de visualizarem uma única página.

  • A profundidade de navegação é o número médio de páginas que os utilizadores visualizam enquanto estão no seu sítio

  • O tempo passado pelos utilizadores no sítio é a duração média das visitas.

  • A conversão do sítio é a proporção de visitantes que tomaram algum tipo de ação específica, como fazer uma encomenda.


As métricas comportamentais afectam significativamente a classificação dos sítios Web e todas as tarefas que descrevemos anteriormente têm como objetivo melhorar estas métricas. Uma boa variedade é uma oportunidade de escolha, o que significa que o visitante passará mais tempo no sítio. Uma estrutura ampla é uma oportunidade para os utilizadores se concentrarem apenas nos produtos em que estão interessados. A presença de páginas adaptáveis de qualidade e de carregamento rápido - é uma garantia de que o utilizador não fugirá do seu sítio cinco segundos depois de o abrir.


Também não se deve esquecer a descrição dos produtos, que deve ser concisa, mas refletir as suas caraterísticas e benefícios, bem como um sistema de recomendação competente, que ajuda não só a aumentar o envolvimento, mas também leva a um aumento do cheque médio.


Para relembrar, falámos sobre os princípios básicos de SEO num post anterior no blogue da Arabesco Sideral Unipessoal.


 
 
bottom of page