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Estratégia de Diversificação Empresarial

A diversificação é uma estratégia em que a empresa expande as suas operações, introduz os novos produtos e moderniza os antigos, além de entrar em novos mercados. O objetivo principal da diversificação é reduzir os riscos do negócio e criar as novas fontes de receita.


Ao mesmo tempo, a diversificação nos negócios pode ser um passo necessário para a sobrevivência num mercado competitivo.


Diversificação. Quando Começar?

Se o seu negócio está a perder estabilidade, as métricas financeiras estão a cair e os concorrentes não dão descanso. Se, durante o funcionamento normal da empresa, surgem indícios de mudanças no ambiente externo, é uma hora de considerar seriamente as mudanças.


Para avaliar corretamente a situação da empresa, é realizado um diagnóstico interno e uma análise de mercado em geral. Com base nos dados coletados e numa análise SWOT, é desenvolvida uma estratégia de diversificação que posteriormente é integrada à estratégia geral do negócio.



Diversificação Horizontal (ou de Produtos)

Essa é a estratégia de diversificação mais simples de ser implementada. A empresa que opta por diversificar os seus processos de negócios expande o seu leque de produtos, orienta-se para as novas categorias de clientes, desenvolve os novos produtos e entra nos novos mercados. Realiza pesquisa de mercado, analisa as necessidades dos clientes existentes e potenciais e, em seguida, decide quais novos produtos ou serviços podem ser lucrativos e bem-sucedidos. O risco do negócio aumenta substancialmente, especialmente se estiver a operar num mercado pequeno e fechado. Na diversificação horizontal, é essencial constantemente ampliar a base de clientes, aumentar o sortimento e oferecer os produtos diversos para reduzir a dependência de uma única fonte de receita.


Se o seu negócio se baseia num único produto ou serviço, há um alto risco de perda de clientes. Portanto, é necessário adicionar as novas linhas de produtos para atrair diferentes grupos de clientes e expandir o público-alvo.


A Apple é um excelente exemplo de marca que utiliza a diversificação horizontal para crescer. Começando com a fabricação de computadores pessoais, a empresa se expandiu para a produção de telefones, sistemas de reprodução de música e outros produtos.


Diversificação Geográfica

A estratégia de diversificação geográfica visa abrir as novas áreas de atuação, direções e mercados de venda. Esse tipo de diversificação está ao alcance de empresas de qualquer tamanho e pode ser realizada em nível local, nacional, continental ou global. A meta é alcançar os novos mercados de venda e adaptar todos os processos da empresa à legislação e à mentalidade desconhecida. A expansão para novos mercados reduz os riscos da empresa, evitando que todos os esforços se concentrem numa única região ou país.



Diversificação Vertical

Nesse caso, a diversificação abrange todos os processos. É uma estratégia na qual a empresa expande as suas atividades em diferentes etapas da cadeia de produção ou segmentos verticais do mercado. Em vez de se concentrar em apenas uma fase de produção ou numa única indústria, a empresa expande a sua presença em toda a cadeia produtiva. Isso permite o controlo da qualidade e do processo das vendas, reduzindo a dependência dos fornecedores. Com a diversificação vertical, a empresa expande a sua base de clientes, oferecendo os novos serviços ou produtos.


Diversificação Orientada ao Consumidor

A diversificação orientada ao consumidor é uma estratégia voltada para o desenvolvimento do negócio com base nas tendências do consumidor. A pesquisa e coleta de dados sobre um novo mercado-alvo oferecem insights cruciais sobre a nova audiência.


Riscos

A diversificação ajuda a reduzir os riscos. O desenvolvimento de novos produtos ou a entrada em novos mercados exige investimentos adicionais. Como e quando esses investimentos serão recuperados é uma consideração importante. É importante lembrar que mesmo um plano calculado pode não considerar todas as nuances do negócio. Muitas vezes, perdas são inevitáveis. Portanto, é fundamental considerar isso durante o planeamento da diversificação. A expansão do sortimento e o aumento da linha de novos produtos podem levar à canibalização das vendas — a redução das vendas ou da participação de mercado de um produto antigo devido à introdução de um novo no mercado.


O ambiente de negócios está em constante mudança, e a diversificação permite uma adaptação mais eficaz a essas mudanças. A Arabesco sideral unipessoal lda presta consultoria para a alta administração de empresas clientes em relação à diversificação dos seus negócios. Os nossos especialistas realizam uma análise preliminar dos negócios e identificam os principais riscos que podem afetar a estabilidade. Isso pode incluir instabilidade económica, mudanças na demanda do consumidor, alterações na legislação e concorrência.



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