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Estratégia de promoção e as características das campanhas publicitárias para as lojas online

Promoção e publicidade ineficazes são um dos maiores problemas e dores de cabeça dos proprietários de lojas online. Muitas vezes, a promoção é lançada através de vários canais, mas nem sempre esses gastos são compensados. Hoje, no blog da empresa Arabesco Sideral unipessoal lda, vamos falar sobre a estratégia de promoção e as características das campanhas publicitárias para as lojas online.


Para aumentar a eficiência do funcionamento das lojas online, recomendamos adotar os seguintes passos.


Escolha de métricas de eficiência

Defina os indicadores pelos quais avaliará a eficácia da promoção. Estes podem ser:

  • Volume de negócios em toda a loja online (existente e planeado);

  • Volume de negócios através de diferentes canais de tráfego (existente e planeado);

  • Número de pedidos de cada canal de publicidade;

  • Orçamento publicitário para cada canal;

  • Conversão de cada canal;

  • Custo máximo por aquisição de um pedido que o proprietário da loja online está disposto a pagar.



Configuração de análise de ponta a ponta

Esta é uma etapa importante sem a qual será impossível discutir quaisquer resultados futuros, pois será impossível rastreá-los.


Se a sua análise estiver configurada de forma incorreta e você não souber quantos pedidos está a receber de cada canal de promoção, simplesmente não poderá analisar os dados corretamente. Portanto, não compreenderá quais canais devem ser escalados e de quais é necessário desistir.


Conexão e configuração de canais de publicidade

Não inicie tudo de uma vez. Comece com um ou dois, no máximo três canais. Teste-os e veja que resultados estão a obter. Calcule o custo por pedido. Em seguida, desenvolva os mais eficientes e reduza os que não estão a trazer resultados. Não se esqueça de verificar regularmente a eficácia dos canais publicitários.


Não faça da atração do maior volume possível de tráfego frio o objetivo principal. É necessário trabalhar para expandir a base de clientes. Certifique-se de configurar pixels de retargeting para depois "perseguir" os visitantes no Google e nas redes sociais. Também crie bases de seguidores nas suas redes sociais, bases de e-mails e números de telefone.


Cada vez menos pessoas fazem compras após a primeira visita ao site. Por isso, deve lembrar o potencial cliente da sua presença. É necessário criar sequências multicanais: a pessoa vem até si por um canal de tráfego e depois é "perseguida" em outras plataformas até fazer a compra.



Melhoria das principais páginas e estrutura do site

Após definir os indicadores, configurar a análise e escolher os canais de promoção, é importante trabalhar na estrutura e nas páginas do próprio site.


Para uma loja online, as seguintes áreas são criticamente importantes:

  • Menu do site;

  • Filtros de pesquisa;

  • Ficha do produto;

  • Carrinho de compras.


É necessário trabalhar constantemente na melhoria destas secções. Estude os sites de outras lojas online. Muitos marketeiros trabalham com as maiores plataformas online. Compare como estão organizadas as páginas do site, o menu, a pesquisa, o carrinho. Utilize a experiência dos principais players do mercado.


Também lembre-se de que muito tráfego para lojas online vem da versão móvel. Controle como o seu site é apresentado em diferentes dispositivos.



Análise e escalabilidade dos melhores canais

Idealmente, deve controlar os canais de publicidade semanalmente, com base nos dados obtidos e com especial atenção ao custo por pedido. A agilidade ajudará a usar o orçamento da forma mais eficiente possível e a obter o maior número possível de leads."

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