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Problema do carrinho abandonado: Por que razão os clientes não concluem a compra

Um cliente entrou na sua plataforma de comércio eletrônico, navegou pelo catálogo, colocou produtos no carrinho, mas não concluiu a compra. Empreendedores online sabem muito bem que uma grande quantidade de produtos adicionados pelos usuários ao carrinho não se transforma em vendas. De acordo com as estatísticas, isso acontece em cerca de 70% dos casos. Sempre haverá mais clientes adicionando produtos ao carrinho do que aqueles que realmente concluem a compra. Deve-se analisar as razões pelas quais os clientes abandonam os carrinhos e fazer as mudanças necessárias. Isso pode reduzir significativamente a taxa de abandono. Hoje, falaremos sobre essas razões no blog da empresa Arabesco Sideral Unipessoal Lda.

 

Por que um cliente abandona o carrinho: principais razões

 

O cliente encontrou uma oferta mais vantajosa. Esta é uma razão simples e natural. Todas as outras coisas sendo iguais, o cliente escolhe a loja onde o preço é mais baixo.

 

O cliente ainda não está pronto para comprar. Ele está no processo de escolha. O comprador visita muitas plataformas de compras e adiciona produtos ao carrinho na esperança de voltar mais tarde e concluir a compra. Naturalmente, ele acabará por comprar apenas em uma loja. Em todas as outras, o carrinho permanecerá abandonado.



O site da loja online não tem uma seção de "favoritos". Nesse caso, o cliente usa o carrinho para salvar os itens de seu interesse.

 

Usabilidade do site mal desenvolvida. Se o site não for fácil de usar durante a seleção de produtos, o cliente preferirá os seus concorrentes.

 

Problemas técnicos no site. Se o site não funcionar ou funcionar mal, o cliente irá para outra loja. Isso é lógico e natural também.

 

Baixa velocidade do site. Um mau serviço de hospedagem, um plano de tarifas mal escolhido, scripts a funcionar mal, etc., podem retardar o site. Isso faz com que os clientes desistam de usar o seu recurso online.



Exigência de registro. As pessoas não gostam de realizar ações desnecessárias. Especialmente se o registro for uma experiência infernal. Os usuários preferem lojas online onde os proprietários simplificaram ao máximo as suas vidas.

 

Muitos campos extras ao fazer o pedido. Lembramos o tese do ponto anterior: as pessoas não gostam de realizar ações desnecessárias. Além disso, preencher muitos campos leva muito tempo. E tempo é escasso no nosso mundo dinâmico.

 

Processo de pedido em etapas. Pode parecer ao cliente que a loja online complicou excessivamente o processo de compra. Por exemplo, o comprador precisa confirmar a compra várias vezes. Se não for possível comprar rapidamente, é melhor recorrer a outro serviço.

 

Alto custo de entrega. Se vários lojas vendem o produto pelo mesmo preço, o comprador escolherá aquele que oferece entrega mais barata.

 

Opções de pagamento insuficientes. Os compradores estão acostumados ao fato de que as lojas online oferecem várias opções de pagamento. Se o cliente não encontrar uma maneira conveniente de pagar, provavelmente irá para outra plataforma de compras. Por exemplo, se você só entrega o produto por pré-pagamento e não oferece a opção de pagamento na entrega. Nesse caso, as pessoas podem desistir da compra porque têm medo de fraudadores, pois há muitos na internet.

 

Imposição de serviços adicionais. Na busca pelo lucro, os empresários impõem alguns serviços. Isso causa insatisfação ao cliente e estraga as sua impressão da loja.



Já deve ter percebido que a grande maioria das razões listadas está relacionada com a organização do trabalho da loja online. Se dedicar a devida atenção à sua otimização, poderá aumentar a proporção de usuários que concluem a compra até o final. Se você não conseguir resolver isso sozinho, os especialistas da empresa Arabesco Sideral Unipessoal Lda estão prontos para ajudar. Contatos: https://www.arabesco-sideral.pt/en/contact



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