Três aspetos simples para escolher um nicho de negócio
- arabescosideral
- há 5 dias
- 2 min de leitura
O primeiro conselho para os principiantes: não fique obcecado por ele. Não, isto não significa que pode simplesmente escolher produtos para vender aleatoriamente. O facto é que o negócio de produtos é quase inteiramente construído com base em testes. Digamos que acabou de entrar num nicho, experimentou durante algumas semanas, mas não viu resultados positivos. Nesse caso, pode mudar para outro. Mas ainda precisa de compreender quais os nichos que vale a pena perseguir e quais devem ser evitados.
Os gestores da empresa Arabesco Sideral analisaram vários aspetos importantes da escolha de um nicho no negócio de commodities.

Aspecto Emocional
Este aspeto pode parecer trivial, mas acredite, não é menos importante que os outros. Do que estamos a falar? O nicho em que planeia trabalhar deve, pelo menos, ser de algum interesse para si. Isto é importante para que não se torne complacente. Por exemplo, atingiu um rendimento de 5.000 € por mês. Mas o desenvolvimento adicional neste nicho torna-se desinteressante porque é pouco inspirador e carece de impulso. Se ganhar impulso, ganhará mais nele.
Expertise
Deve entender o seu nicho. Pelo menos um pouco. O que significa? Se não percebe nada de carros, então não deve vender acessórios automóveis, produtos de higiene automóvel, etc. Se nem sequer conhece os tamanhos de roupa interior feminina, então não comece a vendê-la. O ideal é que seja um especialista no seu nicho para poder fornecer conselhos detalhados aos clientes e estar totalmente preparado durante as negociações com os fornecedores.

Aspecto Matemático
Imaginemos uma situação. Encontrou um nicho sem concorrentes e acha que este é um oásis para ganhar dinheiro. Mas esteja atento. Se ninguém estiver a vender este produto, há 99,9% de hipóteses de não haver dinheiro neste nicho. Por outras palavras, ninguém quer este produto. Os empresários já protestaram contra tudo no comércio eletrónico. E se ninguém estiver a trabalhar neste nicho, significa que não tem futuro.
Os especialistas da Arabesco Sideral Portugal aconselham a entrar em nichos com concorrência. Em primeiro lugar, ao começar, pode concentrar-se nos seus concorrentes, analisá-los e aprender com a sua experiência. Segundo, se for um nicho de um concorrente, há dinheiro a ganhar. Se conseguir uma fatia deste bolo, certamente ganhará algum rendimento. E o tamanho desse rendimento dependerá do seu conhecimento e competências.
Deve estar a perguntar-se: como identificar um nicho com tração e rentabilidade? Recomendamos a utilização do Google Trends. Pode ajudá-lo a descobrir com que frequência as pessoas utilizam determinadas consultas de pesquisa. Por exemplo, teste as consultas "vasos de flores", "roupa para homem" e "roupa de cama". A diferença no volume de pesquisas indicará qual o nicho mais competitivo, se há dinheiro a ganhar e se vale a pena entrar.
A propósito, pode ler sobre como analisar os concorrentes num artigo publicado anteriormente no site da Arabesco Sideral.



